Equipe celeste precisava vencer para seguir sonhando com uma vaga no mata-mata da competição internacional, mas tropeçou em jogo no Estádio Olímpico de Riobamba, nesta quarta-feira (7)
Lucas Barbosa/Itatiaia
Cruzeiro empatou com o Mushuc Runa-EQU, nesta quarta-feira (7)
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Com formação bastante modificada, o Cruzeiro empatou em 1 a 1 com o Mushuc Runa-EQU, nesta quarta-feira (7), pela quarta rodada da Copa Sul-Americana, no Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, no Equador. O resultado eliminou, com duas rodadas de antecedência, o time celeste da competição continental.
El Ponchito foi às redes com Carlos Orejuela, aos oito minutos do segundo tempo. A equipe cruzeirense conseguiu o empate pelos pés de Lautaro Díaz, aos 16, mas não foi suficiente.
O Cruzeiro tem apenas um ponto e só poderá chegar a sete. Palestino, com nove, e Mushuc Runa-EQU, com dez, não podem mais ser ultrapassados. Desta forma, a equipe mineira não tem mais chances matemáticas de seguir no torneio.
Vale lembrar que, na “Sula”, apenas os primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final. Os segundos colocados têm de enfrentar os eliminados em terceiro lugar na Libertadores em uma eliminatória.
O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (11), às 16h (de Brasília), contra o Sport, pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro, em Recife. Depois, na quarta-feira (14), a equipe recebe o Palestino no Mineirão, pela quinta rodada da Sul-Americana.
Pelo Campeonato Equatoriano, o Mushuc Runa visita o Manta-EQU, no sábado (10), às 15h (de Brasília). Na sequência, na terça-feira (13), enfrenta o Unión de Santa Fe, pela Sul-Americana, fora de casa.
O jogo
O primeiro tempo teve poucas movimentações, principalmente no lado celeste. O time de Leonardo Jardim, formado por jogadores reservas, sentiu a falta de entrosamento e a pouca rodagem.
Após o intervalo, o ritmo subiu e as equipes promoveram um jogo mais aberto. O reflexo se viu no placar, com gols de ambos os lados.
Mushuc Runa x Cruzeiro: fotos do jogo em Riobamba pela Copa Sul-Americana
Jardim escala time alternativo
Com a intensa sequência de jogos e o foco total no Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim optou por um time alternativo.
Dos jogadores considerados titulares, apenas Fabrício Bruno e Cássio começaram jogando. Foram nove mudanças em relação ao time que venceu o Flamengo, no último domingo (4).
Estreia de Cria da Toca
Promessa das categorias de base do Cruzeiro, o jovem Kauã Prates fez sua estreia como profissional na partida contra o Mushuc Runa. O lateral-esquerdo tem apenas 16 anos e foi escalado na vaga de Kaiki, poupado por Jardim.
Primeiro tempo sem grandes emoções
Mushuc Runa e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo pouco animado. Os times tiveram muitas dificuldades na criação.
El Ponchito ainda fez mais e chegou a finalizar cinco vezes, enquanto a Raposa só chutou uma vez.
Mushuc Runa abre o placar
Embalado pela torcida e pela chance de fazer história, o time equatoriano abriu o placar logo no início do segundo tempo. Aos oito, Carlos Orejuela aproveitou falha do jovem Kauã Prates e finalizou com com precisão para marcar.

Cruzeiro empata com Lautaro
O atacante Lautaro Díaz foi o responsável por recolocar o Cruzeiro no jogo, aos 16 minutos do segundo tempo. O argentino aproveitou sobra na entrada da área e acertou um belo chute contra a meta dos equatorianos.
Além do autor do gol, outro destaque do lance foi Kaique Kenji, acionado por Leonardo Jardim. O jovem fez boa jogada individual que originou o tento celeste.
Lautaro Díaz empatou o jogo para o Cruzeiro diante do Mushuc Runa: 1 a 1
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Nada mais muda
Após o gol de Lautaro e substituições feitas por Jardim, o Cruzeiro foi para cima em busca da virada para seguir vivo na competição. No entanto, faltou inspiração e o time pouco incomodou o goleiro Formento.
Mushuc Runa-EQU 2X1 Cruzeiro
Mushuc Runa-EQU
Formento, Haquín, Quintero, Quiñones e Mina; Arce, Davila, Tapiero, e Orejuela; Penilla e Simisterra (Caicedo). Técnico: Ever Almeida.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kauã Prates (Fagner); Walace (Romero), Murilo Rhikman, Eduardo (Dinenno) e Rodriguinho (Kenji); Lautaro Díaz e Bolasie (Wanderson).Técnico: Leonardo Jardim.
Gols: Carlos Orejuela (Mushuc Runa) e Lautaro Díaz (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Davila, Penilla e Arce (Mushuc Runa); Jonathan Jesus e Murilo Rhikman (Cruzeiro)
Motivo: 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 7 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, no Equador
Árbitro: Roberto Perez (PER)
Assistentes: Michael Orue (PER) e Diego Jaimes (PER)
VAR: Michael Espinoza (PER)