ITABIRA(MG)- Nesta manhã de sexta-feira, 24 de abril de 2025, por volta de 6h30min Militares do 6° Pelotão do Corpo de Bombeiros foram solicitados para resgatar um lobo-guará, após invadir uma residência localizada na rua Esmeralda, no Centro de Itabira. Segundo o solicitante, o animal silvestre teria caído do telhado de sua casa e assustado, acabou se abrigando em um dos quartos da residência.

Segundo informações do morador, ao perceber a presença do animal, rapidamente fechou a porta do quarto onde ele entrou e acionou o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193. Uma equipe composta por três militares, utilizando o equipamento adequado (cambão), realizou a contenção do lobo-guará, que foi capturado sem apresentar ferimentos.
Após o resgate, o animal foi solto em uma área de mata nos arredores da cidade, garantindo sua segurança e retorno a seu habitat natural. A ação foi coordenada pela 3ª Sargento Natália e contou com o apoio de outros dois Militares.

O caso chamou a atenção dos moradores e destaca a importância da atuação rápida e especializada dos bombeiros em ocorrências envolvendo a fauna silvestre, especialmente em áreas urbanas cada vez mais próximas do meio natural.
Em uma pesquisa feita ao google, sobre o aparecimento de lobo na area urbana da cidade, resultou em: o lobo guará pode habitar a região de Itabira, especialmente nas áreas mais próximas a áreas de preservação ambiental, como a Serra do Caraça e Serra da Aparecida. No entanto, a sua presença em Itabira é considerada rara, sendo mais comum em áreas de cerrado e campos.
Asnoticiasonline.com.br