
CATAS ALTAS(MG)- Em mais uma ação da Operação Semana Santa e Tiradentes, a Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou, nesta sexta-feira, 18 de abril de 2025, a criação ilegal de aves silvestres em um sítio localizado na região da Piçarra, zona rural de Catas Altas. Um homem foi preso e multado por manter pássaros em cativeiro sem a devida autorização ambiental.

A operação foi realizada por volta das 11h pela equipe da 3ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, e de militares do 5º Grupamento de Barão de Cocais, com apoio da viatura. As equipes compostas pelos sargentos Abrantes, Adão, Donel, Evando, Vinícius e pelo cabo Oliveira, foram até o local após receberem uma denúncia anônima.

Durante a fiscalização, os militares constataram a presença de 11 aves da fauna silvestre mantidas ilegalmente em cativeiro, além de 9 armadilhas utilizadas para captura dos animais. O responsável pelo local, de 69 anos, não apresentou qualquer tipo de licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes.

O autor foi preso em flagrante e foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 26.714,73. As aves foram apreendidas e serão encaminhadas para avaliação e posterior reintegração à natureza, conforme protocolos estabelecidos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), as armadilhas e gaiolas seriam destruídas.

A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime, e que denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 181.
Asnoticiasonline.com.br