
Há anos venho-me matutando o porquê Moisés, com tanto ódio quebrou as Tábuas da Lei…Moisés foi o escolhido por Deus para ser o libertador do povo que, havia setecentos anos viviam como escravos egípcios. Setecentos anos, registra a Bíblia. Após ouvir o clamor do povo judeu, Moisés foi chamado por Deus a ir ao do Monte Horebe. Lá chegando ouviu uma voz que lhe dizia: “desata as sandálias de seus pés, pois estás pisando num solo santo”. Moisés estarrecido, assustado e morrendo de medo cumpriu a ordem dada por uma árvore que ardia em fogo. Esta voz dizia a Moisés que ouvirá o clamor de seu povo e que ele seria o seu enviado para livrar o povo judeu do jugo da escravidão e levá-lo à Terra Prometida, onde lá haveria leite e mel que significa fartura e paz. Moisés caminhou com o povo Judeu por quarenta anos deserto afora para que morressem os velhos escravos e nascesse um novo povo que pensasse em liberdade
Após esse período foi novamente convocado por Deus a retornar ao Monte Horebe e recebeu de Deus as Tábuas da Lei contendo os Dez Mandamentos. Ao retornar viu o povo judeu adorar um Bezerro de ouro, este representando, a luxúria, a ganância, riqueza, ódio, poder e maldição. Irritado ao ver aquela cena quebrou as Tábuas da Lei, jogando-as ao chão.
Convocado por Deus, novamente, retornou ao Monte Horebe e recebeu as Tábuas da Lei e conduziu o povo judeu até as margens do Rio Jordão. Porque duvidou da promessa de Deus não chegou à Terra Prometida, morreu e foi substituído por Josué, que em combate derrotou os Eremitas e possuiu a terra que passou a chamar-se Jerusalém.
Jerusalém, como citada acima, era uma terra habitada por um povo que adorava outros deuses Sitiada pelos judeus foi totalmente arrasada e os judeus dela se apropriaram e ali se constituiu a comunidade judaica. Moisés não chegou a ver a Terra prometida, morreu antes do acontecimento. Foi substituído por Josué, o escolhido para esse acontecimento. Esse fato Bíblico narra também a presença de Deus na caminhada do povo Hebreu quando na travessia do Mar Vermelho, quando este se abriu em duas partes para a passagem do povo. Um aspecto interessante e importante: Moisés era muito estudioso e conhecia os parâmetros do tempo e sabia que, duas vezes no ano o mar se abria em duas partes porque o vento era tão forte que se dividia. Assim, no momento oportuno levantou seu cajado e o mar se dividiu, momento em que o povo judeu pôde atravessá-lo deixando os egípcios que os perseguiam aterrorizados. Estes, tentando atravessá-lo foram sucumbidos pelas águas do mar e o povo judeu pôde então, após derrotar os habitantes daquela localidade se estabeleceram, criando, destarte, a Nova Jerusalém.
Amigos e amigas ouvintes, o que destaco nesta história é o fato do número 40. Por Há 40 anos Moisés percorreu o deserto, um fato. Por 40 anos Moisés comandou os destinos do povo judeu. Por 40 anos Josué conduziu os destinos do povo judeu. Por 40 Dias Jesus orou e jejuou no Monte Horebe, onde recebeu a missão de salvar o povo judeu, cujo Reino não é o deste mundo. Por 40 Dias Jesus, depois de ressuscitado permaneceu entre nós e subiu aos céus. Há 40 anos a APOSVALE vem servindo a seus associados, dando-lhes apoio, comodidade, segurança e certeza de dias melhores.
Hoje em dia sob a direção do Feliciano Esteves Domingues, o Xerox e seus fiéis e abnegados companheiros de diretoria, entre eles o Antônio Pedro da Silva, essa entidade traz paz, alegria e conforto aos associados que lá frequentam. Parabéns APOSVALE pelos 40 anos de existência. Sei que outros abnegados presidentes e diretores, a maioria já não está entre nós também tiveram seus méritos, porém, a vida continua. Assim é a vida. Ontem foi passado, hoje se chama presente.
Amanhã não nos pertence, pois na vida as atitudes são mais importantes do que os fatos. Não importa quantos passos você deu para trás. O importante é você saber quantos terá pela frente, Pensem nisso. Aquele abraço.