Cruzeiro dá vexame, perde para Mushuc Runa no Mineirão e se complica na Sul-Americana

No Mineirão sem público, Cruzeiro perde para o modesto Mushuc Runa e fica na lanterna do Grupo E da Copa Sul-Americana

Guilherme Piu/Itatiaia

Dudu divide bola com jogador do Mushuc Runa em derrota do Cruzeiro, no Mineirão.jpg

Dudu divide bola com jogador do Mushuc Runa em derrota do Cruzeiro, no Mineirão

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro decepcionou no primeiro jogo como mandante na Copa Sul-Americana 2025. O time celeste jogou mal, deu vexame e perdeu para o modesto Mushuc Runa-EQU, por 2 a 1, nesta quarta-feira (9), no Mineirão, na segunda rodada do Grupo E da competição continental.

Os gols do jogo foram marcados por Orejuela e Bentaberry, para a equipe equatoriana. Gabigol, de pênalti, descontou para o Cruzeiro.

Com a derrota, o Cruzeiro segue sem vencer e é o lanterna do Grupo E do torneio internacional. O Mushuc Runa é o líder, com duas vitórias em dois jogos.

Para ter chances de classificação, o Cruzeiro terá que emplacar sequência de vitórias na competição.

Próximo jogo

O próximo jogo do Cruzeiro é contra o São Paulo, neste domingo (13), às 17h30 (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Na Copa Sul-Americana, a equipe celeste volta a campo no dia 24 de abril, às 21h30 (de Brasília), contra o Palestino, na cidade de Coquimbo, no Chile.

Mineirão vazio

O Cruzeiro jogou com os portões fechados no Mineirão. Sem torcida, a equipe celeste decepcionou e não conseguiu a vitória.

O estádio não recebeu torcedores por causa de punição imposta pela Conmebol, ainda por incidentes na Sul-Americana de 2024.

Na semifinal do torneio do ano passado, no empate em 1 a 1 com o Lanús, torcedores soltaram foguetes, bombas e acenderam sinalizadores, o que é proibido.

O jogo

O Cruzeiro foi um time inoperante no primeiro tempo. A equipe não tinha intensidade, não pressionava o adversário e dava espaços para o Mushuc Runa jogar.

Antes dos 15 minutos de jogo, os dois técnicos já haviam feito uma substituição cada. Matheus Henrique saiu no Cruzeiro para a entrada de Wanderson, Tapiero deu lugar a Delgado.

Nessa de deixar os equatorianos gostarem do jogo, a equipe do técnico Éver Almeida dominou a partida. Aos 27 minutos da etapa inicial, Orejuela abriu o placar.

O gol impulsionou ainda mais o Mushuc Runa, que terminou a etapa inicial com 1 a 0 no placar. Entretanto, os equatorianos poderiam ter feito mais, não fosse a limitação técnica.

No segundo tempo, o Cruzeiro seguiu sendo pressionado pelo Mushuc Runa. O Cruzeiro até conseguiu empatar, em pênalti confirmado pelo VAR. Gabigol, aos 21 minutos da etapa final, deixou tudo igual.

Apesar da esperança com o empate, o Cruzeiro nem teve muito tempo para comemorar. Levou o golpe fatal aos 31 minutos, com Bentaberry, que desempatou de cabeça.

Matheus Henrique vira preocupação

O volante Matheus Henrique vira preocupação no Cruzeiro. O jogador se machucou aos nove minutos do primeiro tempo em um lance de bola dividida com o volante Tapiero, da equipe equatoriana. Na jogada, Matheus Henrique, após subir para disputar a bola, caiu “meio esquisito” e logo sentiu dor no joelho direito.

Matheus Henrique ainda tentou ficar em campo. Porém, um minuto depois do lance em que se contundiu, o jogador caiu no gramado. Ele foi substituído pelo atacante Wanderson.

Cronologia do jogo

Aos 27 minutos do primeiro tempo, o Mushuc Runa abriu o placar. Penilla fez jogada pela esquerda, limpou a jogada e cruzou para a área. Orejuela finalizou e Cássio fez milagre na primeira tentativa. No rebote, Orejuela, novamente, fez o primeiro: 0 a 1.

Aos 14 minutos do segundo tempo, Dudu faz jogada individual dentro da área e é derrubado pelo zagueiro do Mushuc Runa. Os jogadores do Cruzeiro pedem pênalti.

Aos 15 minutos do segundo tempo, depois de analisar com VAR, o árbitro de campo mandou o jogo seguir.

Aos 18 minutos do segundo tempo, o árbitro parou a partida e voltou a conversar com o VAR sobre o possível pênalti. Mariano Dias de Vivar é chamado para ver o lance no vídeo e acaba marcando o penal.

21 minutos do segundo tempo, Gabigol faz a cobrança no canto esquerdo do goleiro Formento: 1 a 1.

Cruzeiro 1 x 2 Mushuc Runa-EQU

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Marlon; Lucas Romero (Lucas Silva, aos 35’2ºT), Matheus Henrique (Wanderson, aos 11’1ºT – Kaio Jorge, aos 27’2ºT) , Eduardo, e Matheus Pereira; Dudu (Rodriguinho, aos 36’2ºT) e Gabigol (Lautaro, aos 35’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim

Mushuc Runa-EQU

Formento Chialanza; Bentaberry Varela, Haquin Lopez, Davila Alarcon e Tapiero Rodallega (Delgado, aos 14’1ºT)); Penilla Caicedo (Peralta, aos 37’2ºT), Simisterra Boboy, Quintero Loor, Mina Cortez; Orejuela Quiñonez (Alonso, aos 26’2ºT) e Arce Mina. Técnico: Ever Almeida.

Motivo: 2ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
Data e horário: 9 (quarta-feira) de abril de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Mariano Díaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Roberto Cañete (PAR) e Eduardo Britos (PAR)
VAR: Ulises Mereles
Gol: Orejuela (27min1ºT); Gabigol (21min2ºT), Bentaberry (31’2ºT)
Cartões amarelos: Wanderson, Matheus Pereira, Jonathan Jesus (CRU); Arce, Mina, Davila (MSR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *