Resplendor (MG) – Em mais uma ação de combate aos crimes ambientais, a Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu armas de fogo de fabricação artesanal e uma ave silvestre mantida ilegalmente em cativeiro, na manhã da última sexta-feira, 4 de abril de 2025, no distrito de Calixto, zona rural de Resplendor. A operação teve início por volta das 10h30min, e foi registrada e encaminhada a Delegacia.

Durante uma operação de fiscalização ao tráfico de animais silvestres, a equipe da 3ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, composta pelo Sargento João Paulo e o Soldado Do Monte, foi abordada por um cidadão que, sem se identificar, relatou que um morador da região estaria em posse de armas de fogo e praticando caça ilegal.
Diante da denúncia, os militares se deslocaram até o endereço indicado, onde o proprietário da residência foi informado da situação e autorizou a entrada da guarnição no imóvel. Durante buscas no local, os policiais localizaram os seguintes materiais:
- 02 garruchões artesanais
- 01 espingarda caseira
- 01 artefato tipo canhão utilizado para caça
- 01 ave da espécie maritaca mantida em cativeiro
- 01 auto de infração no valor de R$ 13.357,36
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar de Meio Ambiente com a proteção da fauna silvestre e o enfrentamento aos crimes contra o meio ambiente.