Com time reserva, Cruzeiro bate o Tombense e estreia com vitória no Mineiro

Time de Fernando Diniz venceu com gol de Bolasie, um dos reforços contratados para a temporada 2025

Guilherme Piu/Itatiaia

Bolasie fez o gol da vitória do Cruzeiro em cima do Tombense na estreia celeste no Campeonato Mineiro.jpg

Bolasie fez o gol da vitória do Cruzeiro em cima do Tombense, na estreia celeste no Campeonato Mineiro

Gustavo Martins/Cruzeiro

O Cruzeiro estreou com o pé direito na primeira competição oficial em 2025. Neste domingo (19), o time celeste venceu o Tombense por 1 a 0, no Mineirão, na rodada número um do Campeonato Mineiro. O gol da vitória celeste foi marcado pelo franco-congolês Yannick Bolasie, um dos reforços contratados pela diretoria do clube nesta temporada.

Com o resultado, o Cruzeiro soma três pontos e lidera o Grupo C do torneio estadual, ao lado do Villa Nova, que também venceu na rodada. O Aymorés, estreante do Módulo I neste ano, ocupa a terceira colocação, com o Pouso Alegre no quarto lugar.

O próximo jogo do Cruzeiro será nesta quarta-feira (22), contra o Athletic, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O time de São João del-Rei vendeu o mando de campo para uma empresa do Distrito Federal, por isso a partida será longe de Minas Gerais.

Apesar de ter jogado o primeiro jogo oficial no ano, o Cruzeiro já havia entrado em campo outras duas vezes. Nos Estados Unidos, a equipe de Fernando Diniz empatou com o São Paulo (1 a 1) e Atlético (0 a 0), em compromissos válidos pela Inter&Co Soccer Week, na FC Series.

O jogo

O Cruzeiro teve domínio total da partida. Mesmo sem escalar força máxima no 11 inicial, o técnico Fernando Diniz viu sua equipe ter amplo controle do jogo no primeiro tempo.

O treinador, por questões físicas, optou por poupar a maioria dos titulares na primeira partida oficial da temporada.

Mesmo sem Gabigol e Dudu (sequer ficaram no banco), o Cruzeiro ditou o ritmo da partida. O time teve ataques sistêmicos ao adversário durante todo o tempo, o que fez o Tombense praticamente se defender o jogo inteiro. O máximo que o adversário conseguiu foram tentativas tímidas de contra-ataque a partir de erros do Cruzeiro.

No primeiro tempo, a equipe de Fernando Diniz, antes de balançar as redes, teve pelo menos três oportunidades claras de gol, com Marquinhos, Bolasie e Fagner.

Marquinhos chutou uma bola com perigo. Depois, Bolasie “furou” em tentativa de alcançar cruzamento de Fagner. E o próprio lateral-direito arriscou de fora da área, mas o goleiro do Tombense espalmou.

Primeiro gol no Mineirão em 2025

De tanto “martelar”, o Cruzeiro abriu o placar. Christian evitou uma saída de bola e cruzou na medida para Bolasie, no meio da área, abrir o placar. O franco-congolês marcou o primeiro gol dele com a camisa celeste, e, de quebra, também foi o primeiro jogador a balançar as redes em um jogo oficial no Mineirão em 2025.

Reforços brilham em estreia no Mineirão

Com o amplo domínio do Cruzeiro diante do Tombense, dois reforços tiveram atuações destacadas: o volante Christian e o atacante Yannick Bolasie.

Christian se mostrou o “motorzinho” do meio-campo cruzeirense. O volante ocupou bem os espaços, pisou bastante na área e confundiu o sistema defensivo do adversário. Tanto se movimentou durante o jogo, que foi o responsável pela assistência para o gol da vitória celeste.

Aos 34 minutos, Christian serviu Bolasie com um cruzamento milimétrico. Após impedir a saída da bola pela linha de fundo, ele cruzou na medida para o franco-congolês cabecear e marcar o único gol do jogo.

Bolasie também teve papel importante além do gol. O jogador se movimentou no setor ofensivo e, mesmo sendo um jogador mais técnico do que rápido, ocupou bem os espaços atuando pelo lado esquerdo.

Alto e forte, Bolasie também ganhou a maioria das disputas de bola com os adversários. E ainda tentou dribles elásticos, o que levantou o torcedor que estava na arquibancada.

Ao ser substituído, aos 32 minutos do segundo tempo, Bolasie foi muito aplaudido pelos cruzeirenses. Christian também recebeu aplausos ao deixar o gramado para a entrada de Matheus Henrique.

Minuto de silêncio

Antes de a bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao jornalista Léo Batista, de 92 anos. O icônico comunicador faleceu neste domingo, após ser diagnosticado com um tumor no pâncreas.

Batista estava internado desde o dia 6 de janeiro no hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro.

Cronologia do jogo

Aos 34 minutos do primeiro tempo, Christian recebeu passe esticado na linha de fundo. O volante correu do lado direito, evitou que a bola saísse de campo, e conseguiu o cruzamento na medida para Yannick Bolasie: 1 a 0.

Cruzeiro 1 x 0 Tombense

Cruzeiro

Cássio; Fagner, Jonathan Jesus, Villalba e Kaiki; Walace (Peralta), Christian (Matheus Henrique), Lucas Silva (Lautaro Díaz); Bolasie (Rodriguinho), Marquinhos e Tevis (Vitinho); Técnico: Fernando Diniz

Tombense

Mateus; Júlio Henrique, Roger Carvalho (Breno Roma), Diego Guerra e Dudu Mandai; Lucas Santos (Albert Souza), Rickson, Cleiton e Pedro Oliveira (Diego Fernandes); Douglas Coutinho (Jeferson Renan) e Anderson Ligeiro (Joao Vitor); Técnico: Raul Cabral

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 19 de janeiro de 2025 (domingo), às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Bernardo de Souza Pádua e Emílio Junio Nascimento Santos
Gol: Bolasie (34 min do 1ºT)
Cartão amarelo: Lucas Santos, Albert Souza (TOM)
Cartão vermelho: Não houve
Público: 16.492 torcedores
Renda: R$ 431.593,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *