Foi realizada mais uma operação “Itabira Sossegada”, esta aconteceu no final de semana passada. A atividade teve início na noite da sexta-feira (20), e seguiu na madrugada seguinte, sábado (21), liderada pelo 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM). A atividade foi desencadeada em pontos alvo na cidade, citados em denúncias anônimas. Nestes locais estariam sendo praticados atos criminosos de furtos, agressões, disparos de armas de fogo, venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, e até o tráfico de drogas.
Além dos Militares lotados na 83ª Cia, Tático Móvel e o Comandante do Policiamento da Unidade (CPU) do 26º BPM, atuaram nessa operação conjunto: Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude e membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). Ônibus que fazem viagens intermunicipais e estaduais foram abordados pelos agentes, que conferiram documentação, sobretudo quando a suspeita era que o passageiro tivesse menos de 18 anos.
A operação percorreu também, estabelecimentos comerciais no Centro, Pedreira do Instituto, São Cristóvão, Gabiroba e Fênix. A fiscalização seguiu em bares, distribuidoras de bebidas, tabacarias e ônibus intermunicipais e interestaduais. Todos os estabelecimentos comerciais foram notificados, entregues e fixados cartazes orientativos, sobre o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quanto ao veto na venda de bebidas, derivados de tabaco e jogo de azar para menores de idade.
Os agentes conferiram documentos pessoais, para certificação da idade. Os Militares fizeram a consulta ao sistema integrado de segurança pública, para conferir a existência de impedimentos judiciais, como mandados de prisão. Em ônibus no Terminal Rodoviário Genaro Mafra, pessoas suspeitas foram consultadas na Central de Operações da PM (Copom).
Uma prisão em flagrante ocorreu por suspeita de tráfico de drogas, posse de cocaína, em um bar. Toda a operação foi coordenada pelo tenente Fabrício Drummond.