Alguma frutas se destacam como aliadas na prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e a hipertensão
Ravenna Alves/Metrópoles
Getty Images
Manter a saúde do sistema cardiovascular é essencial para prevenir doenças graves, como infarto e derrame. Uma alimentação equilibrada é uma das melhores estratégias para proteger o coração, e frutas como morango e mirtilo são aliadas nesse cuidado.
A nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília, explica que os morangos e os mirtilos são fontes de antocianinas, antioxidantes que combatem inflamações nos vasos sanguíneos e promovem a saúde das células que revestem as artérias. As duas frutas também são ricas em compostos anti-inflamatórios que favorecem a circulação sanguínea e o funcionamento do cérebro.
“O consumo regular de frutas vermelhas, como o morango e o mirtilo, contribui para as funções cognitivas, a regulação emocional e a prevenção de transtornos, como a ansiedade e a depressão”, comenta Carla.Play Video
Além disso, as duas frutas possuem boa quantidade de fibras, que auxiliam na redução do colesterol.
A nutricionista Natália Fenner, da Rede Mater Dei de Saúde, reforça que o consumo de morango e mirtilo colabora para o controle de peso e a saúde metabólica. “Essas frutas são pobres em calorias e carboidratos, mas ricas em fibras, o que favorece o controle glicêmico e evitam a resistência insulínica. Cada 100 gramas de morango ou mirtilo tem cerca de 60 calorias, tornando-se uma opção saudável e saborosa”, esclarece Natália.
Leia também
- O que acontece no corpo de quem come morango todos os dias
- Morango: saiba principais benefícios de incluir fruta na dieta
- Uma xícara de morango ou mirtilo por dia previne Alzheimer, diz estudo
- Mirtilo aumenta rendimento esportivo e queima de gordura, diz estudo
Frutas aliadas na saúde
A nutricionista Natália também destaca o papel dos polifenóis e flavonoides presentes nessas frutas. “Esses compostos não só possuem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, mas também aumentam a produção de óxido nítrico no organismo, que é essencial para a vasodilatação e melhora do controle sanguíneo. Esses benefícios fazem com que as duas sejam excelentes opções para a saúde do coração”, explica.
Qual a quantidade ideal de morango e mirtilo?
Para obter benefícios significativos, a recomendação é consumir essas frutas em porções equilibradas. “Uma porção diária de 150 a 200 gramas de morango ou mirtilo, cerca de uma xícara cheia, é suficiente para oferecer uma dose adequada de compostos antioxidantes”, afirma a nutricionista Carla.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!