A bebida, apesar de não possuir calorias, pode não ser considerada saudável e não é recomendada por todos os nutricionistas
SportLife/Metrópoles
Getty Images

Muita gente recorre ao refrigerante zero quando está buscando cortar as calorias e perder peso. Entretanto, o alimento tampouco possui nutrientes que possam ser usados pelo organismo em suas necessidades diárias, além de ter ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde do organismo se ingeridos em excesso.
Leia também
- Refrigerante zero ajuda a emagrecer? Nutricionistas respondem
- Hábito de beber refrigerante aumenta risco de derrame, mostra estudo
- O que acontece no corpo de quem para de beber refrigerante todo dia
- Homem fica 10 anos tomando apenas refrigerante: “Parei de beber água”
Por isso, muitos nutricionistas não recomendam seu uso mesmo nas dietas de emagrecimento, como é o caso da nutricionista Cintya Bassi, coordenadora de nutrição do São Cristóvão Saúde, que veta o uso do refrigerante zero para emagrecer.
“Essa é uma bebida que traz malefícios à saúde que vão além das calorias”, resumiu a profissional. Entre os malefícios, Cintya apontou a redução na absorção de nutrientes e alteração da microbiota intestinal, fatores que impactam o bem-estar geral e o equilíbrio do corpo.
Outro ponto é que não existe uma recomendação ideal para o consumo regular de refrigerantes e tampouco para as versões zero. “O ideal é consumir a menor quantidade possível”, aconselhou Bassi.
Como substituir o refrigerante zero?
Para quem busca alternativas refrescantes, a nutricionista sugeriu opções com baixo teor calórico. “Água saborizada com frutas ou hortelã, água de coco, água com gás e limão ou sucos naturais de frutas como acerola, melancia ou maracujá.”

Refrigerante zero pode ter excesso de sódio e ácidos