A Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da Delegacia de Mesquita, no dia 28/09/2024, na localidade denominada Povoado Baixadão do Braço, Zona Rural de Joanésia-MG, cumpriu o mandado de prisão preventiva e efetuou a detenção do autor, um homem de 43 anos, investigado pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e coação no curso do processo.
No dia 25/11/2017, em Joanésia–MG, por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, um homem tentou assassinar a vítima, um jovem de 22 anos na época, efetuando contra ele 3(três) disparos de arma de fogo, alvejando-o no rosto e nas costas. A vítima foi socorrida por terceiros ao Hospital, onde ficou internada por 6 (seis) dias e, atualmente, encontra-se com debilidade permanente no membro inferior esquerdo, com perda funcional de 30%, em razão da agressão sofrida.
Após o atentado, o investigado fugiu do local em um veículo e não foi localizado, na data do episódio. Em setembro de 2024, em razão das diligências investigativas, o investigado coagiu, perseguiu e ameaçou a vítima, para que ela (a vítima) se intimidasse e desistisse de lhe imputar a autoria do crime, o que culminou no pedido à Justiça por sua prisão preventiva pelo Delegado de Polícia de Mesquita. O pedido foi deferido e os policiais civis prenderam o autor no dia 28/09/24.