Cruzeiro vence o Atlético-GO, se recupera no Brasileiro e seca adversário por G6

Time de Fernando Seabra se recupera com vitória em cima do lanterna e encerra jejum no Brasileirão

Guilherme Piu/Itatiaia

Jogadores do Cruzeiro celebram gol contra o Atlético-GO no Mineirão

Jogadores do Cruzeiro celebram gol contra o Atlético-GO no Mineirão

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro fez o dever de casa, bateu o Atlético-GO e colocou fim ao jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo (1º), a equipe celeste fez 3 a 1 no lanterna da competição e entrou no G6. Os gols do time de Fernando Seabra foram marcados por William, de pênalti, Matheus Henrique e Kaio Jorge. Joe Campbell descontou para o Dragão.

A vitória cruzeirense reuniu mais de 58 mil torcedores no Mineirão, com renda superior a R$ 3 milhões. O torcedor comemorou o triunfo, a convocação do lateral-direiro William à Seleção Brasileira e o primeiro gol de Kaio Jorge com a camisa azul.

Com o triunfo em cima dos goianos, o Cruzeiro encerra um jejum de cinco jogos sem vitória no Brasileirão. Antes, havia perdido para o Fortaleza, empatado com Atlético e Vitória; perdido e empatado com o Internacional.

Classificação

Com a vitória, o Cruzeiro volta ao G6 do Campeonato Brasileiro. A equipe estrelada chega aos 41 pontos, em 25 jogos, com 54% de aproveitamento. Para permancer na zona de classificação à Liberadores, o time azul seca o Bahia. O Tricolor de Salvador tem 39 pontos, mas ainda enfrentará o Bragantino, às 18h30, deste domingo, na 25ª rodada.

Se o Bahia vencer, o Cruzeiro volta para a sétima colocação.

O Atlético-GO segue na lanterna com 18 pontos em 25 partidas.

Próximo jogo

O Cruzeiro só volta a jogar no dia 15 de setembro, por causa da parada para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O time celeste enfrentará o São Paulo, no Mineirão, às 18h30 (de Brasília).

Já o Atlético-GO receberá o Vitória, no dia 14 de setembro, no Antônio Accioly, às 16h (de Brasília).

Vaias e aplausos

Antes mesmo de a bola rolar, o atacante Kaio Jorge viveu um misto de emoções no Mineirão. Assim que o nome do jogador foi anunciado no telão no momento da divulgação da escalação oficial, a torcida se dividiu. Houve vaias, mas também um pouco de aplausos.

Muitos cruzeirenses ficaram na bronca com o pênalti desperdiçado pelo atacante no empate em 0 a 0 com o Internacional, no jogo atrasado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Raposão ‘virou maestro’

Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, tocado pela banda da Polícia Militar, o Raposão virou maestro. É que o mascote celeste ficou imitando o responsável por reger a orquestra formado por militares.

O jogo

O início de jogo do Cruzeiro foi avassalador. Mesmo com o calor e o sol forte, o time celeste foi pra cima do Atlético-GO e fez 2 a 0 com menos de 30 minutos de jogo. O que parecia ser uma sequência de domínio celeste acabou virando pressão e muitas chances desperdiçadas pelo Dragão do Centro-Oeste.

O time de Goiânia teve pelo menos três outras chances claras de gol, mas parou na própria incompetência dos finalizadores. As oportunidades foram tão claras, que foram perdidas de frente para o goleiro Cássio.

A desatenção do Cruzeiro no primeiro tempo era problema a ser corrigido no intervalo pelo técnico Fernando Seabra.

O segundo tempo também começou com o Cruzeiro acelerado em busca do gol. O técnico celeste resolver mudar o meio-campo e tirou Walace para a entrada de Japa. A intenção era dar mais dinâmica ao time, já que Walace tem mais poder de marcação, enquanto o “cria da Toca” é mais rápido.

A mudança foi importante, porque fez o Atlético-GO recuar. E com o time mais atrás, o Cruzeiro aproveitou.

Kaio Jorge desencanta

Se antes do jogo o atacante Kaio Jorge recebeu vaias, no segundo tempo da partida ele foi muito aplaudido e teve o nome gritado pela torcida. O camisa 9, enfim, desencantou e marcou o primeiro gol com a camisa do Cruzeiro.

Aos 10 minutos, Kaio Jorge recebeu belo passe de Matheus Pereira, infiltrou na área e bateu rasteiro para fazer o gol.

Das arquibancadas vieram os gritos: “Uh, terror, Kaio Jorge é matador”.

Lesão de Japa

Se Kaio Jorge teve motivos para comemorar, o volante Japa viveu momento diferente. Ganhando sequência com oportunidades na equipe, o meio-campista havia entrado na vaga de Walace no intervalo.

No entanto, após dividida na faixa central do gramado, acabou sentindo uma lesão que o tirou do gramado.

Cronologia do jogo

Aos 5 minutos do primeiro tempo, após cruzamento na área do Atlético-GO, o meia-atacante Barreal tentou o domínio. No entanto, a bola pegou no braço do zagueiro atleticano Gonzalo Freitas. O árbitro marcou pênalti a favor do Cruzeiro.

Aos 8 minutos do primeiro tempo, William cobrou a penalidade e abriu o placar para o Cruzeiro. O lateral-direito William deslocou o goleiro Ronaldo e marcou: 1 a 0.

Aos 24 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge escapou da marcação pela ponta direta. O atacante cruzou na medida para o volante Matheus Henrique, que, de cabeça, fez o segundo do Cruzeiro: 2 a 0.

Aos 32 minutos do primeiro tempo, o Atlético-GO fez o gol. Depois de cruzamento da direita, Alejo Cruz, que havia entrado na vaga de Luiz Fernando, ajeitou para o costarriquenho Joe Campbell, que bateu de esquerda para diminuir: 2 a 1.

Aos 10 minutos do segundo tempo, Kaio Jorge recebeu belo passe de Matheus Pereira, infiltrou na área e bateu rasteiro para fazer o gol: 3 a 1.

CRUZEIRO 3 x 1 ATLÉTICO-GO

Cruzeiro

Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace (Japa) (Vitinho), Matheus Henrique (Villalba) e Matheus Pereira (Lucas Silva); Barreal (Mateus Vital) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra

Atlético-GO

Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão (Jorginho); Gonzalo Freitas, Rhaldney (Emiliano Rodriguez), Gabriel Baralhas (Roni) e Shaylon (Matias Lacava); Campbell e Luiz Fernando (Alejo Cruz). Técnico: Umberto Louzer.

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de setembro de 2024 (domingo), às 11h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann-SC
Auxiliares: Rafael Da Silva Alves (RS) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ
Gols: William (8′ 1ºT), Matheus Henrique (24′ 1ºT), Joe Campbell (32′ 1ºT), Kaio Jorge (10′ 2ºT);
Cartão amarelo: Gonzalo Freitas, Luiz Felipe (ATL); Matheus Pereira (CRU)
Cartão vermelho: Não houve
Público: 58.233
Renda: 3.004.979,50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *