O programa é uma parceria da Prefeitura de Itabira e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
As inscrições para a segunda etapa do Programa Qualifica Itabira já estão abertas. Jovens a partir de 16 anos, interessados em aprimorar conhecimentos e adquirir novas habilidades, já podem se inscrever em cursos de aperfeiçoamento, iniciação e qualificação. Todos os detalhes dos cursos disponíveis e como fazer as inscrições podem ser encontrados no link: https://forms.gle/3wcs4SRQqQJDGyHy8.
Os cursos disponíveis nesta etapa são de diversas modalidades, incluindo as áreas de eletroeletrônica, metalmecânica, gestão, alimentos e trilha 4.0. As aulas podem ser de manhã, tarde ou a noite, com carga horária específica para cada modalidade.
É necessário que o interessado se certifique dos requisitos específicos para cada curso. As vagas são limitadas e 30% são destinadas a usuários do CadÚnico, numa parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social. O aluno que se enquadra no perfil de vulnerabilidade social pode procurar o Cras de origem para se candidatar a uma das vagas.
Veja a lista de cursos oferecidos nesta etapa:
– Controlador Lógico Programável;
– Instrumentação Industrial;
– Eletricista de Instalações Prediais;
– Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais;
– Assistente Administrativo;
– Assentador de Revestimentos Cerâmicos;
– Iniciação Profissional Básica em Panificação;
– Confeitaria;
– Operação de Empilhadeira;
– Conectando Indústria 4.0;
– Montagem e Operação de Impressora 3D;
– IIoT – Internet das Coisas.
Qualifica Itabira
O Programa Qualifica Itabira é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Senai. A iniciativa visa a qualificação profissional com cursos de qualidade e gratuitos. O objetivo é promover uma formação de qualidade, com mão de obra específica, gerando emprego e reda para jovens a partir de 16 anos.
Ao todo serão oferecidas 900 vagas em 39 cursos, de forma gradativa até o final de 2024. O aprendizado é formado por Trilhas de Conhecimento nas áreas de tecnologia, metalmecânica, alimentos, gestão e indústria 4.0.