No geral, essa fonte de proteína não entra em dietas de emagrecimento por ser muito calórica. Saiba qual queijo é exceção
Érica Montenegro
As proteínas têm ganhado cada vez mais espaço em dietas de emagrecimento. Isso porque estão envolvidas no ganho ou manutenção de massa muscular, no metabolismo do corpo e na sensação de saciedade, que permite melhor adesão ao plano alimentar.
No entanto, nem todas as fontes de proteínas devem ir para o prato de quem quer perder peso, pois algumas são muito calóricas. A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, elencou mortadela, linguiça e salame como algumas das piores proteínas para quem quer emagrecer, devido a composição cheia de sal, gordura e conservantes químicos.
Leia também
- Está de dieta? Veja 5 alimentos ricos em proteínas e pouco calóricos
- Saiba as 6 piores fontes de proteína para quem quer emagrecer
- Saiba quanto de proteína é preciso comer por dia para emagrecer
- Reeducação alimentar: como fazer mudanças saudáveis e emagrecer
Os queijos são uma boa fonte de proteínas, mas algumas variedades também têm muito sal e gordura e, por isso, devem ser evitadas. No geral, esse tipo de latícinio não costuma ser incorporado em dietas de emagrecimento por ser calórico. O cottage, entretanto, é uma das exceções à regra.
“Ele tem teor baixo de gordura, valor energético razoável e possui muitas proteínas”, aponta a nutricionista esportiva Isabela Zago, que atende em Brasília. No queijo cottage, 80% das proteínas são do tipo caseína, um nutriente também encontrado no leite fresco e que é absorvido lentamente pelo corpo.
O cottage está entre as proteínas indicadas para a perda de peso
A caseína fornece os aminoácidos necessários para a construção e a reparação das fibras musculares, incluindo os BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), por isso proporciona ganho de massa magra. Em 100 gramas de queijo cottage, é possível encontrar 10 gramas de proteínas e 81 calorias.
E a ricota?
O nutricionista Bruno Rua, que atende em Brasília, afirma que o cottage é melhor, inclusive, que a ricota. Essa variedade de queijo também é usada em dietas. “O cottage tem bem menos calorias do que a ricota por isso é mais adequado às dietas de emagrecimento”, afirma o especialista. Em 100 gramas de ricota, são 11 gramas de proteínas e 130 calorias.
Outra vantagem do cottage é seu sabor neutro, ele pode ser consumido puro, como acompanhamento de torradas e pães, em sopas ou saladas. Bruno Rua recomenda, inclusive, um smotthie com cottage, iogurte natural e frutas congeladas. “É uma opção deliciosa para um lanche pré ou pós-treino”, aponta.