AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa madrugada - Itabira, domingo, 20 de janeiro de 2019 Hora: 02:01 21 ºC
Velocidade do vento: 7 km/h
Nascer do Sol: 6:30 am e pôr do Sol: 7:38 pm

POLITÍCA
Gestos de gratidão, em meio a lágrimas, selam entrega do maior programa habitacional da cidade
02/01/2019

Em clima de fortes emoções, a última inauguração do ano de 2018 é marcada com a entrega do maior empreendimento do Município, que tem seu valor potencializado na realização de mais de 800 pessoas beneficiadas, assim como nos R$ 13 milhões em investimentos.

A tarde de sol deste domingo (23), iluminou de modo especial o céu de um espaço público que ganhou vida com o novo Residencial e seus futuros moradores, todos reunidos em um evento que marca, com olhares de emoção e gestos de valorização, um novo tempo para o desenvolvimento habitacional do Município.

Cerca de 200 famílias receberam as chaves da casa própria. O empreendimento, intitulado Residencial Campus Fidei, possui 204 unidades, sendo 17 blocos com 3 pavimentos cada. Os apartamentos contam com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. O empreendimento ainda abrange a construção de um espaço comunitário, incluindo quadra e área arborizada.

Conquistado pelo Executivo Municipal em 2013, após a cessão de um espaço público, e isenção de impostos (ISS), para garantir a execução do empreendimento, o conjunto habitacional teve sua construção iniciada em 2015, momento, a partir do qual, foi iniciado o processo de seleção dos beneficiários.

Gestão condominial e trabalhos sociais também foram promovidos nesse período para promoção da participação social, melhoria das condições de vida, a efetivação dos direitos sociais dos beneficiários, assim como a sustentabilidade da intervenção.

Em um discurso forte, norteado por palavras de reconhecimento e gratidão, o Chefe do Executivo iniciou seu pronunciamento agradecendo “a cada um dos integrantes da Prefeitura que trabalham incansavelmente para executar os projetos que fomentam e produzem a prosperidade na vida da sociedade santa-barbarense”. Nesse contexto, agradeceu, também, à Câmara Municipal e aos representantes da sociedade civil organizada, ali presentes, pela gratuidade e solidariedade. Segundo ele, “essa entrega representa o empenho de muita gente da Prefeitura, da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, representado pelo Ministério das Cidades”.

Apresentando uma cronologia de execução do programa, o Chefe do Executivo potencializou “o desafio do trabalho para que pudéssemos realizar esse momento com vocês”. Segundo ele, 850 pessoas residirão no local, ocasião em que citou também a beneficiária Leila Soares, primeira inscrita do Programa. Chamando-a ao palco para parabenizar e agradecê-la, o Prefeito surpreende o vice-prefeito Alcemir e a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego, Ordália, quando dedica, à nova moradora, dois presentes de singular importância, que havia ganhado deles, em anos anteriores.

Momento ocorrido logo após a beneficiária Leila ter se ajoelhado e erguido as mãos para o céu em um gesto de agradecimento a Deus.

Em seu discurso, o Prefeito ressaltou, ainda, a necessidade de consciência de que aqueles apartamentos simbolizavam “um presente de Deus para criar dias melhores à família de vocês”, ocasião em que destacou a presença dos pais ao seu lado, representando o seu sentimento de gratidão à família. Completou esse conceito, reforçando que “a vida nos oportuniza à reconciliação com Deus no momento do Natal. Nesse tempo é preciso entender que todos os verdadeiros projetos deverão ser sonhados por nós, independente da situação financeira que a gente vive”. Encerrou suas palavras, agradecendo e desejando que nesse Natal todos possam, de fato, “sonhar, respirar, abraçar e agradecer”.

O vice-prefeito iniciou seu pronunciamento relembrando o seu trabalho voluntário, desde cedo, na comunidade vizinha. Em meio a tantos desafios da comunidade, “eu pensava que podia fazer alguma coisa”, ocasião em que agradeceu às muitas famílias, ali presentes, que confiaram seus filhos aos projetos sociais desenvolvidos por ele, permitindo, assim, fazer parte, também, dessas famílias. Para o vice-prefeito, “essa é uma grande oportunidade para cada um de vocês reiniciarem uma nova vida. Moradia significa pessoas, casa, família.” Em meio a palavras traduzidas em um sentimento de gratidão, o vice-prefeito, surpreendendo a todos, chamou ao palco, a Dona Chica, uma das beneficiárias do programa, para dedicar um abraço a ela. Esse gesto atendia a um pedido de uma antiga vizinha dela que não poderia estar presente, mas que, sentiu no abraço do Alcemir a sua representatividade, enquanto alguém que poderia externar o seu sentimento de felicidade pelo sonho realizado da amiga.

Em seu pronunciamento, o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, José Carlos Veiga, ressaltou a importância do momento, refletindo o significado da existência da Instituição, que “nasceu há 50 anos atrás”. Segundo ele, “a Caixa surgiu por um decreto do Imperador D. Pedro II, sensível à condição da escravidão. Ele a criou para receber depósitos de poupança dos escravos para que eles “comprassem a própria liberdade”, refletindo, na ocasião, o sentimento do quanto a liberdade não é algo vendável.

Assim, contextualizando, destacou o papel da Caixa, enquanto Instituição que “proporciona, às pessoas, liberdade. Hoje, aqui, a Caixa continua fazendo a mesma coisa”.

Encerrou suas palavras agradecendo ao Chefe do Executivo, destacando ser, a Prefeitura, uma Instituição “especial, organizada, disciplinada e atuante”.

Pedindo a palavra, para expressar seu sentimento em público, a beneficiária Simone de Jesus fez referencia à Ordália, “por quem eu tenho gratidão”, agradecendo também a todos os demais da Secretaria de Desenvolvimento Social, destacando, em especial, a servidora Luciana, “pelo empenho e força dedicado a eles”. Pelo sentimento traduzido, ela demonstrou gratidão pelo empenho na coleta de documentos para buscar o benefício e força para tranquilizar as famílias na espera da realização deste sonho.

Para a nova moradora Arlete Nunes, também beneficiária do Programa Municipal de Inclusão Produtiva da Mulher, “é muita felicidade. Fiquei tão ansiosa que não conseguia concentrar nos estudos. Tive que parar até resolver”, ressaltou, ela, fazendo referencia ao tempo do processo de seleção para, enfim, ter direito a uma vaga no Residencial.

Após os pronunciamentos, todos os beneficiários se reuniram para soltar balões em um gesto de vitória e liberdade na conquista da casa própria. Casa beneficiário teve, também, registrado o momento de recebimento das chaves das mãos do prefeito e vice-prefeito.

Foram 731 inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida. Destes, 85 foram reprovados e 29 desistiram do Programa, totalizando 114 exclusões. As reprovações são fruto das análises realizadas pela equipe social da Prefeitura de Santa Bárbara e pela equipe da Caixa Econômica Federal.

Além da secretária de Desenvolvimento Social Ordália Braga, e sua equipe, responsáveis pela implantação do Programa, e do secretário de Obras e Vias Públicas, estiveram presentes, demais secretários municipais; os pais do prefeito, Neide e Cleres Braga; esposa e filha do Vice-prefeito, Viviane e Emanuely Moreira, respectivamente; o Gerente Geral da Caixa, Nasser; a Gerente de Habitação da Caixa, Daniele Umbelino; o engenheiro responsável, Leonardo Rosa e a representante da Construtora, Liliane Rodrigues. Também se fizerem presentes, os vereadores Geraldo Magela, Moisés Sanches, Paulo Cesar e Wilian de Morais. Representando a Pastoral Familiar, marcaram presença os casais Agnaldo e Adriana, e José Luis e Maria Célia. Também estiverem presentes, Rosângela Fátima da Silva, representando a Ong Ame Vidas, e o pastor Reinaldo.

O evento se fez com o acompanhado da Corporação Musical Santo Antônio, abrilhantando a entrega do maior programa habitacional da história de Santa Bárbara.

 








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2019. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.