AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa madrugada - Itabira, quarta, 14 de novembro de 2018 Hora: 03:11 19 ºC
Velocidade do vento: 16.09 km/h
Nascer do Sol: 6:7 am e pôr do Sol: 7:8 pm

POLITÍCA
Seminário de educação infantil reúne grande público
06/11/2018

Docentes, técnicos e outros servidores de creches e escolas que atendem a educação infantil em Itabira estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (6) no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O encontro encerrou um ciclo do projeto público-privado “Educação Infantil em Itabira” – parceria entre a Fundação Vale e a Prefeitura com vista à qualificação dos profissionais do segmento.

A programação do seminário “Ser do Brincar – Práticas em Educação Infantil” foi aberta às 8 horas e ocorreu até o fim da manhã. Houve relatos, debate, palestra e painéis, com a participação de um público expressivo em uma discussão sobre o ensino-aprendizagem oferecido às crianças em sala de aula.

“O encontro é a culminância de um trabalho realizado ao longo de um ano. O projeto continua, mas, agora, em nossas mãos. Todos estes profissionais servirão de multiplicadores dos conhecimentos que obtivemos”, expôs José Gonçalves Moreira, secretário Municipal de Educação.

Idealizado pela Fundação Vale, o projeto Educação Infantil em Itabira começou no ano passado na Secretaria Municipal de Educação (SME) com um diagnóstico das creches e unidades de pré escola locais. Após a análise, no decorrer de todo este ano os professores e equipes de apoio rediscutiram práticas pedagógicas e o ambiente de desenvolvimento das crianças com até cinco anos.

Segundo Mariana Pedroza, gestora do projeto, a ação teve como ponto de partida o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual tem como primeira meta universalizar a educação infantil na pré-escola e ampliar as vagas nas creches.

Porém, no entendimento da gestora, não se trata somente de acolher mais crianças, e, sim, garantir a elas experiências reais de desenvolvimento e aprendizagem. “A educação infantil tem suas especificidades: um ambiente mais lúdico, do brincar, de desenvolver questões psíquicas, motoras”. José Gonçalves continuou, ao lembrar a necessidade de fortalecer os anos iniciais da educação. “A criança já começa seu aprendizado desde a creche”, disse.

Etapa seguinte

O próximo passo do projeto na cidade figura doação de equipamentos multimídia, brinquedos e jogos educativos, livros de literatura infantil, instrumentos musicais, material de artes e outros às escolas participantes. “Temos, agora, nos meses de novembro e dezembro, a entrega de equipamentos. Tudo foi definido conforme a necessidade de cada unidade, de cada criança”, esclareceu Pedroza.

O projeto tem participação também da ONG Solidariedade França-Brasil. Na região, já foi executado no município de Rio Piracicaba.

 








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.