AS Notícias Online Barra Serviços e Manutenções
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, segunda, 16 de julho de 2018 Hora: 23:07 15 ºC
Velocidade do vento: 11.27 km/h
Nascer do Sol: 6:27 am e pôr do Sol: 5:31 pm

POLITÍCA
População do Distrito de Senhora Carmo já recebe água com mais qualidade
10/04/2018

Diversos moradores de Senhora do Carmo acompanharam nesta ensolarada manhã de domingo (8), o prefeito Ronaldo Magalhães, em companhia do diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Leonardo Lopes, inaugurar oficialmente a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito. Também participaram da solenidade, a vice-prefeita Dalma Barcelos e vários secretários do governo.

Marcaram presença ainda, Neidson Freitas, presidente do Legislativo Municipal e Laudívio Carvalho, deputado federal.

No entanto, conforme informação do prefeito, os moradores do distrito já têm acesso a mais quantidade de água, com melhor qualidade desde o dia 22 do mês passado, quando o Saae concluiu os testes na nova ETA. “Já recebemos retorno da comunidade de que a água melhorou em todos os aspectos”, afirmou Ronaldo.

Segundo Leonardo Lopes, diretor-presidente do Saae, a nova estação conta com tecnologia de última geração. “Além de ser um equipamento de maior porte, tem uma tecnologia mais atualizada, sendo o que há de mais moderno na prática do tratamento de água no Brasil e no mundo”. Sobre a capacidade, o presidente da autarquia explicou que a nova ETA produz 15 litros de água por segundo (l/s). “Lembrando que, em média, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabelece que um l/s é capaz de atender em torno de 330 pessoas. Então, este empreendimento tem capacidade para abastecer uma população de até seis mil pessoas”.

A diferença desta ETA para a anterior, de acordo com o diretor-técnico do Saae, Jorge Martins Borges, “é a capacidade de tratar a água com variações de turbidez muito mais elevada. No caso da antiga, o tipo de decantador não admitia tanta variação. Além disso, a antiga produzia 8 l/s”. Ainda segundo ele, “Tem que levar em consideração a influência da própria urbanização, ao longo dos 30 anos, que fez a água apresentar variações bruscas de turbidez. Com a nova ETA, conseguimos então, melhorar a qualidade da água”, garantiu Jorge Borges.

Para Ronaldo Magalhães, a nova estação atende a uma “antiga” reinvindicação da comunidade e promove saúde pública. “Água é saúde e tivemos que fazer uma nova ETA para trazer qualidade, quantidade e conforto para o distrito. Muitas vezes, os administradores públicos se esquecem que a água e o esgoto são fatores importantes para a saúde pública e isso, além de ser nossa preocupação, é também uma responsabilidade, pois temos que levar qualidade de vida para as pessoas”.

A professora Maria Imaculada de Souza, 68 anos, moradora do distrito desde 1976, disse que sempre contou com oscilações na qualidade da água. “Muito preta antigamente. Depois melhorou um pouquinho, mas nunca ficou totalmente boa”. A moradora ressaltou também, que além do acesso à inédita qualidade da água, “a obra melhorou o visual do local, assim como trará mais saúde pra gente”. Já o empresário carmense, João Carlos Coelho de Oliveira, disse acreditar que “qualidade é tudo, porque sempre tivemos muita variação na água e não podíamos fazer nada, a não ser comprar, principalmente a água para consumir. Acho que agora isso acabou”, comemorou.

Novos investimentos

O diretor-presidente do Saae informou que ainda este ano a autarquia irá transformar a antiga ETA de Senhora do Carmo em duas novas estações. “Nos próximos dias vamos retirar a ETA antiga para reformar e ela será readequada em duas grandes unidades, uma será instalada na Serra dos Alves e a outra na região do Chapada”. Leonardo Lopes informou também a estimativa do valor deste serviço. “Como ainda não tiramos o equipamento para fazer a manutenção, eu estimo que será um investimento na ordem de R$ 100 mil”. Sobre o tempo da obra, “vamos trabalhar para que a conclusão dessas instalações ocorra ainda este ano. O que podem ser empecilhos são os procedimentos de licitação, que têm prazos distintos e podem atrasar a nossa vontade”.

Novos investimentos em obras de captação de água em Senhora do Carmo e a construção da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) também foram anunciadas, durante a solenidade, pelo prefeito Ronaldo Magalhães e por Leonardo Lopes.  “A UTR permite a recirculação de até 5% da produção da água e, se tudo der certo, será inaugurada ainda no final do ano. Acreditamos que será um investimento de R$ 200 mil”, concluiu o diretor-presidente do Saae.

Comunicação PMI








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.