AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa tarde - Itabira, sábado, 20 de outubro de 2018 Hora: 16:10 23 ºC
Velocidade do vento: 27.36 km/h
Nascer do Sol: 5:19 am e pôr do Sol: 5:56 pm

GERAL
Dia Nacional dos Surdos: entenda como a perda auditiva afeta os idosos
25/09/2018

Um estudo da Revista The Lancet apontou que esta é a primeira causa de demência entre os adultos maiores de 65 anos

Nesta quarta-feira (26/09), é lembrado o Dia Nacional dos Surdos. A data criada em 29 de outubro de 2008 tem como principal objetivo gerar reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de nove milhões de brasileiros têm deficiência auditiva.

Para lembrar a data, o médico renomado Fayez Bahmad Jr, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl) ressalta a importância do tratamento da perda auditiva em idosos. Um estudo recente da Revista The Lancet apontou que a surdez é a principal causa de demência nessa faixa etária.

O especialista alerta que depois dos 65 anos, a audição pode apresentar algum grau de diminuição, principalmente em frequências agudas/altas. Esse processo recebe o nome de presbiacusia e pode afetar tanto homens, quanto mulheres.

"Ao sinal de qualquer alteração na audição, o paciente deve procurar um médico otorrinolaringologista para iniciar o tratamento", pontua. Ele complementa que nos casos de perda auditiva leve a severa é preciso fazer uso de aparelho auditivo. Já a perda de audição neurossensorial profunda bilateral, que é causada por danos no ouvido interno ou no nervo que liga com o cérebro, pode levar à cirurgia de implante coclear.

A prevenção, segundo o especialista é a "fuga" dos ruídos intensos durante a vida ativa, e claro, o tratamento precoce, caso haja algum sintoma.

"A perda auditiva em pacientes idosos é muito prevalente e comum e deve ser tratada o quanto antes para melhor adaptação e menor prejuízo social", destaca Fayez Bahmad Jr.

Raiane Wentz








aquecesol
INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.