AS Notícias Online Barra Serviços e Manutenções
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa tarde - Itabira, terça, 14 de agosto de 2018 Hora: 14:08 22 ºC
Velocidade do vento: 6.44 km/h
Nascer do Sol: 6:15 am e pôr do Sol: 5:40 pm

GERAL
Curso de Segurança no Trabalho qualifica mão de obra
02/08/2018

Qualificação gratuita na sede do Sindicato Rural de Itabira

Durante três dias, 29, 30 e 31 de julho, treze alunos participaram do curso gratuito do Trabalhador em Segurança no Trabalho e Serviços – NR (Norma Regulamentadora) 31 do Ministério do Trabalho e Emprego. A qualificação foi realizada pelo SENAR-MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em convênio com o Sindicato Rural de Itabira. As aulas aconteceram na sede do Sindicato e foram ministradas pelo instrutor Weder Martins da Rocha, com carga de 24 horas-aula.

“O objetivo desse curso é oferecer um aperfeiçoamento, um treinamento que o SENAR propõe aos trabalhadores do meio rural. Para que eles sejam capazes de adotar medidas de prevenção, controle, saúde e segurança no trabalho rural. É um curso de acordo com a NR 31 onde os alunos vão adotar medidas de controle no ambiente, identificar quais os riscos que os trabalhadores estarão expostos. Também vimos noções de legislação voltada a direitos previdenciários, do trabalhador, obrigatoriedades e formas de gerir. Com público alvo envolvendo todos do meio rural, em qualquer atividade, como agricultura, piscicultura e agropecuária. Voltada para proprietários de sítios, chácaras e fazendas”, disse o instrutor.

A Norma Regulamentadora (NR) 31 prevê medidas preventivas, para leigos ou para pessoas já com noções utilizam para evitar qualquer tipo de acidente.

Envolve responsabilidades dos empregadores e de funcionários. Trabalhos em grupos foram desenvolvidos pelos alunos, para que consigam interpretar e realizar a construção de um mapa de risco, destacando a importância do atestado de saúde ocupacional. Envolve diretamente a qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho rural. Essa qualificação atinge diretamente o enriquecimento do currículo com habilidades de destaque para quem planeja voltar ao mercado de trabalho. “Um trabalhador que sabe evitar acidentes, é sempre o primeiro a ser contratado,” avaliou Weber Rocha.

Entre os participantes do curso, estavam: Rosângela Duarte, formada no curso técnico em segurança no trabalho e que pretende usar as orientações na propriedade rural da família. “Sou formada na área. Quando vi a reportagem  quis agregar mais e aprender detalhadamente sobre a NR 31, para usar no sítio do meu pai no distrito de Nossa Senhora do Carmo,” afirmou. Outra aluna, Gisele Santos quer usar as orientações no dia-a-dia. “Olha são conhecimentos avançados que recebemos, quero levar essas orientações para minha casa, porque conhecimento nunca é demais, ajudando o próximo nas orientações sempre,” explicou.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2018. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.