AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa madrugada - Itabira, sábado, 18 de novembro de 2017 Hora: 00:11 Compra dólar: R$ 3,261
Venda dólar: R$ 3,263
Converter dólar em reais: 0.00 reais.
21 ºC
Velocidade do vento: 17.70 km/h
Nascer do Sol: 6:6 am e pôr do Sol: 7:11 pm

GERAL
Poeira, fumaça e fogo o que mais vem vindo das montanhas da cidade e como fica a saúde?
31/08/2017

ITABIRA(MG)- Essa pergunta a maior parte dos Itabiranos buscam por respostas, pois o cenário é preocupante com a baixa humidade do ar, tempo seco, muita poeira vindas da área de mineração, agora a fumaça derivada dos muitos focos de incêndios que estão cada dia mais visíveis, são o que preocupa toda população.

Nossa reportagem esteve na manha desta ultima quarta-feira, 30 de agosto de 2017, percorrendo a estrada Deputado Luiz Menezes, que liga o município ao Distrito de Senhora do Carmo, principalmente na região do Borrachudo onde presenciou muito fogo, permanecemos por alguns minutos nas proximidades e rapidamente as chamas se alastraram mata nativa adentro.

Percebemos varias caminhonetes de empreiteiras subiram para os locais de queimadas, mas o que vimos foi muitos locais queimando e o combate no momento se torna ineficaz.

No passado era muito comum encontrar uma equipe do Bombeiro Florestal os alaranjados que monitoravam focos de incêndios por toda área da mineradora e de Itabira, do Alto dos Pinheiros, podíamos ver os investimentos em equipamentos para realizar o monitoramento diário até mesmo através de Drone. 

Nesta tarde de quinta-feira, 31 de agosto novamente as grandes fumaças são vistas na região do Pico do Cauê, em diversos pontos as áreas da mineradora estão queimando sem controle, a fumaça dos incêndios florestais também são prejudiciais à saúde.

Doenças respiratórias

População deve tomar cuidado com fumaça da queima de lixo e entulhos. Quem tem o hábito de queimar entulhos, pneus, folhas e lixo doméstico, ou até mesmo quem passa perto de um foco de queimada, deve tomar cuidado.

Especialistas alertam que inalar a fumaça gerada por esses materiais pode causar intoxicação e agravar doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

De acordo com as informações a melhor forma de prevenção é se afastar ao máximo da fumaça. Os principais sintomas de intoxicação são tosse seguida de falta de ar. Caso persistam, a pessoa deve procurar um serviço médico.

"O cuidado é procurar o recurso médico assim que possível, especialmente na persistência dos sintomas”.

O sintoma mais comum é a tosse e, depois, a falta de ar. A tosse pode ser bem irritativa, bem persistente, aquela que não vai embora. É uma tosse que é normalmente é seca, não tem secreção, não tem catarro. “E não se costuma em uma fase inicial vir com nenhum outro sintoma associado."

A atenção deve ser redobrada no caso das crianças e idosos com histórico dessas doenças. Uma vez expostos, esses grupos podem desenvolver quadros de infecção respiratória severa. (Ministério da Saúde).

O que será feito?

O setor responsável pelo Meio Ambiente tem fiscalizado?

Fica aqui o espaço aberto caso a empresa ou o setor do meio ambiente queira manifestar sobre as ações e o que tem feito.

Asnoticiasonline








agnaldo
INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2017. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.